Lilypie 1st Birthday Ticker

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O que são as cólicas?

Mais umas fotos da miúda.

Ontem foi visitar os vovós de Carcavelos. Já deu para ver que adora andar de carro. Fecha logo os olhos e adormece.










O pior foi esta noite. Das 3 às 8! Serão cólicas? Alguém me explica o que são cólicas? O facto de ela fazer cocó 3 ou 4 vezes por dia não significa que os intestinos estão a funcionar bem ou não tem nada a haver com isso?

8 comentários:

CRISTIANA disse...

Amiga...provavelmente são cólicas...

"A cólica, normalmente, caracteriza-se por episódios de irritabilidade, agitação e choro. Podem durar cerca de três horas por dia, surgindo três a quatro dias por semana, ao fim da tarde e noite. Afecta bebés com idades compreendidas entre os 15 dias e os 4-5 meses.

Quando o bebé tem cólicas apresenta um choro muito intenso, fica congestionado, ruborizado, tende a encolher as pernas, a barriga fica espástica, tem muitos gases e, por vezes, prisão de ventre.

«Para dizer que se trata de cólicas temos de excluir outras causas, por exemplo, se tem fome, ou se está desconfortável, e é importante que a mãe tenha a noção de que a criança, às vezes, chora porque quer que lhe prestem atenção», diz o Dr. Herculano Rocha, chefe de serviço de Pediatria do Hospital de D. Maria Pia, no Porto."

Existe na farmácia um chá próprio para bebés, se não estou em erro chama-se "colimil"...é à base do natural...de qualquer maneira pergunta ao pediatra e se ela/e aconselhar...dá-lhe que assim alivias a sua dor e a vossa também de a ver assim!!! EU infelizmente só descobri que existia no fim dos 3 meses do Tomás e assim que lhe dei...comecei a ter descanso!!!

Foi remédio santo...heheheh

Beijão para os papás...

Tenho de ver se arranjo tempo entre o trabalho e a faculdade para vos ir visitar...mas fica prometido!!!!

Um beijo especial para a Joaninha
Cris

Anónimo disse...

Olá venho dar a conhecer os grandes Saldos das Joaninhas não deixe de espreitar de certeza que vai encontrar algo que vai ser do seu agrado a preços muito convidativos!!
Os artigos á venda são totalmente manuais e quase sempre unicos recheados de amor e muita dedicação,
aceitamos pedidos personalizados!!
Desde já obrigada pela visita e um bom Ano de 2009!!

JoanaM disse...

Ola aos 3! Aparentemente os intestinos são o orgão que mais tempo precisa para a vida fora da barriga da mãe. E muitos bebes sofrem com cólicas. Confesso que não sei bem o que isso é porque a R. nunca teve.
Além disso, chorar tambem uma das formas de comunicar. Quanto ao meio da noite... uma das melhores coisas que me disseram foi: dorme quando o bebe dormir e fica acordada quando ele estiver. E de facto assim foi! Muitas sestas, muitas sonecas as duas...
Para muitos momentos como este usei uns livros americanos fantásticos: What to expect... (when you're expecting; the 1st year). Se gostarem de livros, aconselho a compra!
Bjs

Giso disse...

Esse cha' nao conhecia, e parece-me excelente ideia. Cam as minhas fazia varias coisas que ajudaram. A ideia e' tirar os gases e aliviar a dor. Ginastica - flexoes com as perna - ajuda o gas a sair. Massagens na barriga - pergunta 'a pediatra como fazer correctamente. Segura-la de barriga para baixo - aparentemente alivia. E a mais esquisita, espetava-lhe o termometro no rabo e empurrava-lhe os joelhos para fazer pressao na barriga. E' como esvaziar um balao. Usava o termometro de ponta mole para nao as magoar. Acho que me lembro da mae do Toni dizer que antigamente faziam isso com um talo de couve untado com qq coisa. Mas funciona. Bjs

Sofia Guerra Carvalho disse...

Podem ser cólicas mas também podem não ser... espreita aqui:

http://aquihabebe.blogspot.com/2008/08/o-choro-do-beb_30.html

Bjs

http://aquihabebe.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá querida mamã, a Joana também é assim, vê-se no carro e, se tiver sono, adormece!
É muito provável que o incómodo seja provocado por cólicas. Eu tenho alguns artigos no meu blog sobre o tema, podes procurar na coluna das etiquetas em "cólicas", espero ajudar-te!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Anónimo disse...

Parabéns k linda bebé!

As cólicas são terríveis! O meu pimpolho costumava chorar horas a fio, no pediatra explicaram nos k eram as famosas cólicas e recomendaram-nos as gotinhas aero-om juntamente com umas massagens e não é k resultou! É k quando eles choram em sofrimento só nos apetece chorar também!

Alexandra disse...

#%&!!!!#% para as cólicas e para os gases! É como tu dizes Miriam o que nos vai valendo é o AERO OM!